Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Dormir com o ar-condicionado ligado faz mal à saúde?

por Dufrio Refrigeração • 06/09/2017
Compartilhar:

Noites de sono bem dormidas são essenciais para a saúde do corpo e da mente. Melhor do que muito remédio de última geração, dormir bem ajuda a manter o coração mais saudável, reduz os níveis de estresse, melhora a concentração nas tarefas rotineiras, ajuda a manter o foco e a criatividade no trabalho e, acredite, até a perder aqueles quilinhos extras.

Mas se você pensa que para por aí, muito se engana: os cientistas do sono garantem que dormir bem à noite ainda fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, previne a dor de cabeça e ainda melhora a tolerância à dor. Então imagina quando é ao contrário?

A questão é que nem sempre basta bater na cama para cair no sono, muitas vezes o calor ou o frio causa tanto desconforto que ficar na cama mais parece uma tortura. Nessas horas o conforto térmico é essencial – e se você pensa que dormir com o ar-condicionado ligado faz mal, prepare-se para rever seus conceitos. Você vai descobrir como o aparelho pode ser um grande aliado à sua saúde física e mental!

Dormir com o ar-condicionado ligado faz mal? Mito ou verdade?

Já vai longe o tempo em que se achava que dormir com o ar-condicionado ligado faz mal, principalmente em tempos de tecnologia de ponta. Sim, porque o que faz mal é o sono superficial, que deixa adultos e crianças irritados, de mau humor. Não é à toa, portanto, que dormir com o ar-condicionado ligado tem sido uma prática cada vez mais usada para amenizar o calor à noite – tudo o que você tem a fazer é seguir algumas dicas.

Por exemplo, o ar direto no rosto não costuma ser bom para a maioria das pessoas – e em qualquer hora do dia. Afinal, um ambiente climatizado é aquele que oferece conforto térmico, não ar gelado ou quente em cima. Da mesma forma, evite direcionar o fluxo de ar do aparelho para a cama, seja de quem for. Vários aparelhos de ar condicionado modernos, como os que têm o sistema inverter, tem um fluxo mais natural, perfeito para o quarto das crianças de qualquer idade.

Outra dica é saber ajustar a temperatura do ar condicionado. Sim, porque a ideia  é manter o quarto confortável durante a noite, não fazer nevar. De acordo com os médicos, a temperatura ideal é aquela em que você nem precisa se cobrir, no máximo jogar um lençol por cima do corpo para dar aquela sensação gostosa de acolhimento.

Para isso, a temperatura ideal, de acordo com a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav) é regular o ar condicionado em 23°C – e isso tanto para o verão quanto para o inverno. Sim, porque o que muita gente não sabe é que como o aparelho evita a troca de ar com o exterior, regula a temperatura ambiente também no inverno. Ou seja, ele é perfeito para manter mais confortáveis as noites de sono durante todo o ano.

Dormir com o ar-condicionado faz mal se o filtro estiver sujo

Mas é claro que, como em qualquer outra hora do dia e em qualquer ambiente, a higiene do aparelho é fundamental. Trabalhar, ver televisão, ler ou dormir com o ar -condicionado ligado faz mal se o filtro estiver sujo, seja em casa, no trabalho ou no comércio. A manutenção regular é essencial, assim como em qualquer outro lugar da casa, por exemplo. Da mesma forma que se o chão debaixo da cama estiver sujo pode provocar alergia, dormir com o ar condicionado ligado faz mal se a limpeza do aparelho não for feita.

A periodicidade com a qual você deve retirar e lavar o filtro vai depender do uso que faz do aparelho. Normalmente isso deve ser feito uma vez por mês, mas se o uso é mais constante, lavar o filtro a cada 15 dias é uma ótima opção. Na ocasião limpe todo o aparelho, claro, mas pelo menos uma vez por ano chame uma assistência técnica especializada para uma limpeza mais profunda. Assim você tem a certeza de que o ar que o ar que você está respirando tem qualidade.

E por falar na qualidade do ar, há vários aparelhos de ar condicionado que têm purificadores de ar acoplados, chegando a eliminar até 99% de fungos, bactérias, poeira, poluição e qualquer microrganismo que possa ser de alguma forma prejudicial à saúde. Ou seja, não só dormir com o ar condicionado ligado não faz mal, como pode fazer especialmente bem a pessoas alérgicas por exemplo, porque evitam que haja troca de impurezas com o ar exterior.

Por fim, nem à saúde do bolso dormir com o ar-condicionado ligado faz mal. Para você ter ideia, o ajuste correto do aparelho, mantendo o ambiente termicamente confortável em torno dos 23°C, pode significar uma economia de até 50% na conta de luz. Isso sem falar em aparelhos como o inverter que são ecologicamente corretos, com um tipo de gás que não prejudica sequer o meio ambiente, e que são mais econômicos ainda porque mantêm a temperatura constante, sem as oscilações que provocam os picos de trabalho do compressor e consomem mais.

Viu como dormir com o ar-condicionado ligado faz mal é puro mito? Com essas dicas simples você proporciona boas noites de sono à sua família e ainda  melhora a qualidade de vida de todos que você ama em casa.

Quer conhecer todos os tipos de aparelho de ar-condicionado e descobrir qual o melhor para a sua casa? Venha dar uma olhada na Dufrio e faça a sua escolha!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento