Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como usar o ar-condicionado de maneira eficiente

por Dufrio Refrigeração • 02/01/2018
Compartilhar:

Na vida moderna não restam dúvidas que o ar-condicionado é um grande agente em busca da qualidade de vida e do bem-estar, transformando ambientes que poderiam ser insuportáveis no calor em locais mais do que agradáveis. No entanto, nem todo mundo sabe como usar o ar condicionado de forma a realmente usufruir de todos os seus benefícios. Então se você pensa que basta ligar o aparelho e colocar o ar para gelar, prepare-se: você agora vai descobrir como usar o ar-condicionado fazendo bem à saúde e ao bolso.

Veja como usar o ar-condicionado na temperatura certa

Você acha que quanto mais gelado mais gostoso e confortável o ambiente fica? As preferências pessoais mudam de um indivíduo para outro, claro, mas segundo os especialistas manter o aparelho na temperatura ideal faz toda a diferença – e em vários sentidos.

Segundo eles, o ideal é que a diferença entre a temperatura exterior e a do ambiente climatizado nunca seja superior a 12ºC, independentemente do calor que faz lá fora. A indicação é que a temperatura do ar-condicionado fique entre 22 e 25ºC, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é ainda mais específica: para ela a temperatura ideal é 23ºC. A ideia é deixar o local fresco como se fosse um dia de outono – agradável para o organismo e climaticamente confortável.

Limpeza influencia na performance do aparelho

Também é preciso ficar atento a como usar o ar-condicionado em relação à limpeza do aparelho. Os filtros devem ser lavados pelo menos uma vez por mês e trocados a cada seis meses se o local não tiver muito movimento. Caso contrário, o melhor é fazer a limpeza a cada 15 dias e a troca a cada três meses.

Filtros sujos acumulam poeira, bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde, mas também ao bolso. Como a passagem de ar fica em parte bloqueada pela sujeira, o aparelho acaba tendo que trabalhar mais para manter a temperatura.

Com isso, acaba puxando mais energia e também reduzindo a vida útil das suas peças, necessitando de mais manutenções. Em contrapartida, filtros limpos e novos reduzem em média 10% do consumo do ar-condicionado.

Como usar o ar-condicionado fazendo uso racional da energia

Por outro lado, saber como usar o ar-condicionado também é fazer uso racional da energia. Uma boa dica é estabelecer temperaturas diferentes para cada ambiente da casa, refrigerando apenas os que têm pessoas. Deixe os ambientes vazios com o aparelho desligado.

A instalação também influencia na performance do ar condicionado. Nos aparelhos split, por exemplo, o ideal é que a unidade exterior (condensadora) esteja em uma área protegida do sol, mas com boa circulação de ar. A proteção dos raios solares também vale para dentro de casa ou do escritório.

Procure proteger o ambiente do sol com cortinas, blackouts, venezianas e /ou película protetora nos vidros. Assim você evita que o cômodo fique demasiadamente aquecido pela incidência de sol e que o aparelho trabalhe em excesso para resfriar o ambiente.

Colocar a temperatura nos 17ºC, por exemplo, pode não ser uma ótima escolha, porque consome bem mais energia, forçando o ar-condicionado a trabalhar muito para resfriar o ambiente.

Como usar o ar-condicionado à noite para melhorar a qualidade do sono

Noites de sono mal dormidas são péssimas para o organismo, para o humor e a disposição no dia seguinte. De acordo com os médicos, o calor em excesso é um dos responsáveis pela insônia durante o verão, o que faz do ar-condicionado um aliado perfeito ao climatizar o ambiente. Além de espantar mosquitos e pernilongos, o aparelho oferece o conforto térmico necessário para que o corpo relaxe e engrene em um sono de boa qualidade.

De acordo com os especialistas, dormir com ar-condicionado ligado faz bem, desde que o ambiente não esteja frio demais nem o jato de ar direcionado diretamente para cima da pessoa. Segundo eles, o ideal é que o ambiente fique resfriado, mas não frio o bastante para ser necessário dormir com um edredom, por exemplo. Isso vale tanto para adultos como para idosos e crianças.

Há vários modelos de ar condicionado que possuem a função noite, na qual mantêm a temperatura constante. Por outro lado, os aparelhos com a tecnologia inverter, além de mais econômicos, também são mais silenciosos e têm o fluxo de ar mais espalhado, garantindo ainda mais conforto térmico.

Dormir com o ar-condicionado ligado não faz mal, mas evite que o ar frio seja direcionado diretamente para cama.

Sabendo como usar o ar-condicionado você terá muito mais benefícios para a sua saúde e bem-estar, colaborando para a qualidade de vida.

Venha conhecer todos os modelos da Dufrio e aproveite nossas ofertas! 

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento