Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Como pôr fim às brigas pelo ar-condicionado nas empresas e garantir a temperatura ideal!

por Dufrio Refrigeração • 03/06/2017
Compartilhar:

A Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, diz que a temperatura ideal em ambientes fechados é algo entre 23°C e 26°C. Mas quem disse que essa determinação acabou com as disputas entre funcionários friorentos e calorentos pelo controle do ar-condicionado?

Em busca do próprio conforto térmico, há quem desligue os aparelhos sem abrir as janelas ou abaixe a temperatura ao mínimo possível. Isso pode desequilibrar o clima e levar a extremos, causando infecções respiratórias, alergias e queda no rendimento.

Nós já falamos aqui no blog sobre e hoje, para completar, falaremos sobre como pôr fim às disputas internas e garantir a temperatura ideal no escritório! Acompanhe conosco:

Compreenda as diferentes sensações térmicas para homens e mulheres

Você pode notar que, na maioria das vezes, as mulheres se queixam de estar com muito frio enquanto os homens se queixam de que estão com muito calor. A razão disso é que homens e mulheres são diferentes.

Em primeiro lugar, os homens tendem a ter mais massa corporal do que as mulheres, tornando-as um pouco mais suscetíveis ao frio. Os homens também são geralmente obrigados a usar calças longas, cobertas de sapatos, coletes e jaquetas no local de trabalho, enquanto as mulheres tendem a usar saias, sapatos abertos e material mais leve.

Para aumentar o dilema, uma pesquisa realizada por uma dupla de holandeses mostrou que as mulheres são mais sensíveis a temperaturas baixas  do que os homens e, portanto, sentem mais frio rapidamente. Compreender essas diferenças pode ajudar a resolver as constantes batalhas por causa do ar condicionado.

Faça uma enquete e defina a temperatura ideal do ar-condicionado

Apesar de algumas pessoas acharem que é uma perda de tempo, fazer uma pesquisa pode ajudar a reduzir a quantidade de tempo gasto lutando pela temperatura. Uma ideia é pedir a todos no local que anotem a temperatura com a qual eles estão confortáveis ​​e a temperatura que consideram muito fria ou quente.

Essa enquete poderá ser usada para determinar o que agrada mais a maioria. A informação deve ser compartilhada com todos para que eles entendam os motivos de deixar o ar condicionado na temperatura escolhida.

Decida a temperatura e se atenha a ela

Geralmente, os conflitos sobre o aparelho de ar-condicionado ocorrem quando alguém muda a temperatura pensando no seu próprio conforto e esquecendo dos outros. Isso faz com que outras pessoas fiquem desconfortáveis ​​e mudem o termostato novamente.

Para impedir que isso aconteça, é preciso ter alguém de referência (geralmente o responsável da área) que, em mãos da temperatura ideal determinada pela pesquisa, fiscalize o uso do o ou a única responsável por ajustar o termostato.

Ajuste a direção do vento

Uma vez que você tenha feito a pesquisa, mas alguém ainda se sente descontente, a solução mais fácil é redirecionar ou diminuir parte do fluxo de ar. Os modelos mais novos de ar condicionado permitem redirecionar o fluxo de ar pelo controle remoto, jogando ele mais para cima e para baixo.

Mantenha o fluxo de ar equilibrado

Se o equipamentos for do tipo dutado e estiver muito ar saindo perto da sua mesa e outra pessoa não tiver ar suficiente, um técnico de ar condicionado devera verificar se os difusores de ar da rede de dutos estão regulados.

Ajuste os espaços de trabalho

Uma das razões pelas quais algumas pessoas sentem muito frio enquanto a maioria está confortável pode ser por causa da localização da mesa. Se alguém está constantemente reclamando que está com muito frio,  uma forma de resolver isso é a mudança para um lugar longe do ar  condicionado.

Ter um lugar para guardar roupas quentes

Se houver pessoas que ainda estão sentindo muito frio, orientamos que as empresas ofereçam um lugar para armazenar roupas. Isso significa que elas não terão que carregá-las para o trabalho todos os dias e correr o risco de esquecê-las.

A temperatura ideal pode atrapalhar o rendimento e o bem-estar das pessoas. Pode levar algum tempo para resolver os desentendimentos do ar condicionado no local de trabalho, mas isso ajuda a criar um ambiente mais agradável, onde o tempo não é desperdiçado ajustando os termostatos.

Gostou das nossas dicas? Leia também nosso artigo sobre as consequência da falta de limpeza do filtro do ar-condicionado e entenda como manter a o a climatização do ambiente saudável!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento