Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado para empresas: dicas e melhores opções

por Dufrio Refrigeração • 14/09/2017
Compartilhar:
(sala de trabalho com cadeiras de escritório, mesa e poltronas, com um ar-condicionado cassete instalado no teto).

Você sabia que a temperatura ambiente da sua empresa pode influenciar no rendimento dos funcionários? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), manter o conforto térmico no ambiente de trabalho é essencial para garantir a boa execução das tarefas diárias. Dependendo do calor ou do frio em excesso, por exemplo, o aprendizado e a produtividade podem ser prejudicados. De fato, não sobram dúvidas sobre a importância de saber a temperatura ideal do ar-condicionado, não é mesmo? 

 

Talvez você esteja pensando em como o ar-condicionado, volta e meia, costuma ser motivo de pequenas brigas no ambiente de trabalho… Pois bem! Com apenas algumas dicas e o aparelho certo, fica muito mais fácil agradar a gregos e troianos. Continue lendo e confira como fazer a melhor escolha do ar-condicionado para sua empresa e garantir o bem-estar de todos! 

 

 

Como escolher o melhor ar-condicionado para sua empresa e definir a melhor temperatura

 

Através da sua Resolução nº9, a Anvisa deixou claro que, durante o verão, a faixa recomendável de temperatura nas condições internas deve ficar entre 23ºC e 26ºC, com exceção de ambientes de arte, cuja recomendação é entre 21ºC e 23ºC. A Anvisa ainda informou que a faixa máxima de operação deve variar de 26ºC a 27ºC, exceto nas áreas de acesso, que podem operar até 28ºC. 

 

E para o inverno? Afinal, já sabemos que o ar-condicionado no inverno pode ser um grande parceiro para enfrentar as baixas temperaturas. Segundo a Anvisa, a faixa recomendável de operação para essa estação deve variar de 20ºC a 22ºC. 

 

Essas recomendações levam em consideração que o ar não deve ficar nem muito quente, nem muito gelado, para que o corpo não responda com suor e nem com aqueles calafrios repentinos. Como ocorre uma diminuição da produtividade em temperaturas muito frias ou em calor intenso, especialistas enfatizam a importância de encontrar um equilíbrio da temperatura corporal com a do ambiente. 

 

Quando se trata de garantir o melhor conforto térmico para a sua empresa, portanto, a escolha do ar-condicionado ideal é um fator essencial. Antes de mais nada, ressaltamos que é muito importante que haja uma avaliação técnica do local por um especialista, para que ele possa indicar os melhores procedimentos. A instalação do ar-condicionado pode influenciar em seu desempenho, e, por isso, a atuação de um profissional é fundamental. 

 

 

Quais são os modelos de ar-condicionado mais indicados para empresas?

 

Na lista abaixo, elencamos os tipos de ar-condicionado que possuem melhor performance para empresas, com exemplos e vantagens de cada modelo. No site da Dufrio, você pode conferir ainda mais detalhes sobre cada aparelho. 

 

 

1. Ar-condicionado Cassete

 

Procurando por um equipamento indicado para locais onde há grande circulação de pessoas, como os ambientes comerciais? O ar-condicionado Cassete pode ser uma ótima opção para climatizar esses espaços de maneira uniforme e gerar mais bem-estar! 

 

Esse modelo de ar-condicionado possui muitas vantagens, como o seu baixo nível de ruído e a fácil instalação. Além disso, é uma opção bastante discreta e versátil, visto que pode ser embutido no teto e, assim, otimizar o espaço sem interferir na decoração do ambiente. Um exemplo desse aparelho é o ar-condicionado Split Cassete de 24.000 BTUs da LG, que conta com Ciclo Quente/Frio e Tecnologia Inverter

 

 

Ar-condicionado Split Cassete Inverter de 24.000 BTUs da LG, com condensadora, evaporadora e controle remoto

                       Ar-condicionado Split Cassete Inverter LG 24.000 BTUs

 

2. Ar-condicionado Piso Teto

 

Empresas que possuem o pé direito muito alto (ou seja, a distância entre o piso e o teto), ou que tenham um grande fluxo de pessoas, vão precisar de equipamentos de refrigeração mais potentes. Para esses casos, sugerimos o ar-condicionado Piso Teto

 

Esse tipo de ar-condicionado possui inúmeros benefícios, tais como o seu baixo nível de ruído, ideal para locais que demandam muita concentração, além de sua capacidade de rápida refrigeração. Além disso, diversos modelos contam com Ciclo Quente/Frio, podendo ser aproveitados ao longo de todo o ano. Uma das principais vantagens desse aparelho, contudo, é a sua versatilidade, visto que pode ser instalado tanto no teto, quanto no rodapé dos cômodos. Um exemplo é o ar-condicionado Split Piso Teto de 36.000 BTUs da Elgin, que conta com Ciclo Frio e Tecnologia Inverter. 

 

Ar-condicionado Split Piso Teto Inverter de 36.000 BTUs da Elgin, com condensadora, evaporadora e controle remoto.

                      Ar-condicionado Split Piso Teto Inverter Elgin 36.000 BTUs

 

3. Ar-condicionado Split

O ar-condicionado Split garante uma refrigeração mais rápida e duradoura. É muito mais silencioso do que outros tipos mais convencionais de ar-condicionado, visto que a unidade responsável pelo ruído fica localizada na parte de fora do ambiente. 

 

Trata-se de um aparelho visualmente mais discreto e com várias funcionalidades avançadas, ideal para quem deseja climatizar espaços com praticidade e economia. O tipo mais comum de Split é o Hi-Wall, cuja instalação ocorre em pontos altos da parede. Um exemplo é o ar-condicionado Split Hi Wall Eco Turbo de 24.000 BTUs da Electrolux, que conta com Ciclo Quente/Frio e apresenta voltagem 220V. 

 

Ar-condicionado Split Hi Wall Eco Turbo de 24.000 BTUs da Electrolux, com condensadora, evaporadora e controle remoto.

                     Ar-condicionado Split Hi Wall Eco Turbo Electrolux 24.000 BTUs

 

Dica: lembre-se de escolher a potência correta para o ambiente

 

Na hora de escolher o ar-condicionado para a sua empresa, é de fundamental importância manter em mente o tamanho do ambiente. Isso porque, quanto maior for a área da sala, loja ou escritório, maior deverá ser a quantidade de BTUs correspondente. 

 

Caso você esteja em dúvida, recomendamos o uso da nossa Calculadora de BTUs! Ali, você apenas precisa inserir algumas informações básicas — como a largura e o comprimento do espaço, o período de exposição ao sol, e a quantidade de eletrônicos, pessoas e janelas  — e a calculadora apresenta, rapidamente, a potência necessária. Confira! 

 

Como economizar energia elétrica na escolha do ar-condicionado para empresa

Dependendo do tipo de imóvel que será climatizado, pode ser interessante optar por um modelo de ar-condicionado Multi Split, em que apenas uma condensadora pode ser ligada a várias evaporadoras. É uma ótima opção para quem deseja climatizar dois ou mais ambientes com o mesmo aparelho. Além disso, como há somente um compressor, ele faz menos ruído e economiza energia. Como exemplo, cita-se o ar-condicionado Multi Split Artcool de 30.000 BTUs da LG, que, com apenas uma unidade externa, pode comportar dois aparelhos de 9.000 BTUs e um de 12.000 BTUs. 

 

 

Ar-condicionado Multi Split Artcool de 30.000 BTUs da LG, com condensadora, três evaporadoras e três controles remotos.

Ar-condicionado Multi Split LG Artcool 30.000 BTUs (2x 9.000 + 1x 12.000)

 

Também podem ser encontrados vários modelos de ar-condicionado com a Tecnologia Inverter, um sistema que torna o aparelho muito mais econômico. Caso você queira entender melhor as diferenças entre o modelo Inverter e o convencional, acesse o link e confira! Em geral, porém, o Inverter é uma boa opção para economizar energia porque ele funciona de modo que o compressor nunca precise ser desligado, evitando os picos de voltagem que acabam pesando na conta de luz. 

 

Como o próprio nome já indica, o Inverter opera como um inversor de frequência, que controla a velocidade de compressão do ar-condicionado. Por conta disso, a economia pode chegar a até 60% em relação ao sistema tradicional, visto que, quanto menos calor precisar ser retirado do ambiente, menor será a velocidade do compressor. Como consequência, já que não há oscilação de temperatura, o conforto térmico também é maior

 

Além da economia, o modelo de ar-condicionado Inverter oferece várias outras vantagens. Ele atinge a temperatura desejada mais rapidamente e possui o jato de ar melhor espalhado. Além disso, é amigo do meio ambiente, pois faz uso de gás ecológico que não danifica a camada de ozônio. Trata-se de um modelo bastante silencioso e com maior vida útil do que as opções tradicionais, posto que seu compressor sofre menos desgaste. 

 

Outra forma de economizar energia na escolha do ar-condicionado para a sua empresa é através da associação do modelo escolhido com cortinas de ar. Trata-se de um equipamento especialmente indicado para locais com grande movimentação de pessoas ou que precisem deixar as portas abertas, visto que auxilia a reter o ar gelado dentro dos ambientes refrigerados. Um exemplo é essa cortina de ar de 90cm da Dugold, que acompanha um controle remoto. 

 

Cortina de Ar de 90cm da Dugold com controle remoto.

                                             Cortina de Ar 90cm Dugold – 220V

 

A cortina de ar é instalada acima do vão de passagem e cria uma barreira mecânica com um forte jato de ar, o que impede a troca de ar com o exterior. Dessa forma, além de evitar que impurezas e pequenos insetos contaminem o ar interno, o aparelho mantém a temperatura constante e evita a troca de calor, otimizando a performance do ar-condicionado e reduzindo o consumo de energia elétrica. Caso tenha sobrado alguma dúvida sobre a definição e funcionamento da cortina de ar, recomendamos a leitura da nossa postagem do blog a respeito. 

 

 

Bônus: pequenas dicas que valem ouro na hora de selecionar e conservar o ar-condicionado ideal

 

  • Caso o seu negócio fique em uma região fria do país, opte por um modelo de ar-condicionado com Ciclo Quente/Frio. Assim, você oferece melhor conforto térmico a todos que frequentam o ambiente o ano inteiro, independente do tempo lá fora. 

 

  • Preste atenção na limpeza regular dos filtros do ar-condicionado para evitar prejuízos à saúde. De uma forma geral, o aparelho melhora a qualidade do ar: alguns modelos, por exemplo, vêm com filtros purificadores que chegam a eliminar até 99% dos microrganismos do ambiente. No entanto, a função é prejudicada se o filtro estiver sujo. 

 

  • Em locais de pouca movimentação, os filtros devem ser lavados uma vez por mês e trocados uma vez por ano, quando deve ser realizada uma limpeza profunda em todo o aparelho por um técnico especializado. Essa periodicidade deve ser reduzida de acordo com a quantidade de pessoas e as horas de uso do ar-condicionado no ambiente.

 

  • É muito importante realizar a instalação e a manutenção do ar-condicionado de maneira correta. Por isso, nunca deixe um curioso executar essas tarefas, apenas técnicos especializados. Buscar serviços mais baratos, porém não qualificados, pode sair muito mais caro do que você imagina. 

 

  • Certifique-se de que a rede elétrica é compatível com o modelo do aparelho. Caso não seja, solicite a mudança na concessionária, mas evite ao máximo usar transformadores. Além de poder prejudicar a performance do equipamento, esse aparelho também pode fazer a garantia perder a validade. Se você quiser saber mais sobre o quão seguro é utilizar transformadores para ar-condicionado, confira a nossa matéria no blog a respeito. 

 

Encontre o ar-condicionado para a sua empresa na Dufrio!

 

No site da Dufrio, é possível encontrar todas as opções de ar-condicionado mencionadas nesse post, além de muitas outras! Trabalhamos com fabricantes consagrados no mercado por sua qualidade e inovação, como LG, Consul, Elgin, Electrolux, Springer Midea, e muito mais. Você também pode baixar o aplicativo da Dufrio para aproveitar descontos exclusivos e descobrir muitas outras vantagens.

E aí, ainda ficou com alguma dúvida? Se sim, compartilhe conosco aqui nos comentários que a Dufrio responde o mais rápido possível. Além disso, continue nos acompanhando por aqui! Toda semana, atualizamos o blog com informações e conteúdos exclusivos para você ficar por dentro de todas as tendências e novidades.

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
6 Comentários
  1. José Eustáquio Sadi disse:

    Gostaria de informações sobre qual ar condicionado comprar(marca),p quarto 20m área,sobre aspectos: manutenção (durabilidade e assistência técnica), silêncio, consumo, recursos (quente/frio, wi-fi, purificação etc) moro na região grande BH MG

    • Olá, como vai? Aqui é a Lilian, nossa equipe de vendas entrará em contato com você através do e-mail cadastrado, para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar no que precisas. Ficamos a disposição! 🙂

  2. Kenia disse:

    Olá
    Boa tarde!
    Gostaria assim que possível de um auxilio para escolher um modelo de ar-condicionado para empresa.
    É um Drogaria, sempre tem 3 funcionários, e 3 computadores.
    Uma porta única de 90cm, sem janelas pois a frente e a costa da loja é de vidro.
    A quantidade de clientes no interior da loja varia entre 1 e 6 pessoas por momento.
    Metragem da loja 50m².

    Desde já agradeço!

    Kenia Dias

    • Olá Kenia, tudo bem?

      Temos no nosso site, uma calculadora de BTUs que informa aproximadamente, baseado nas medidas do seu cômodo, qual o modelo e qual os BTUs necessários para que o conforto térmico seja atingido. Abaixo segue o link:

      Cliquei aqui para acessar

      Ficamos à disposição

  3. valmirl disse:

    Boa tarde
    preciso saber qual o Ar seria indicado pra Igreja.
    Tamanho 45×25
    mais galeria 310 mts quadrado
    mais ou menos 1000 pessoas

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento