Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

5 sinais que o seu ar-condicionado não está funcionando bem e precisa de reparos

por Dufrio Refrigeração • 17/10/2017 • 17/10/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Ele é considerado uma das maravilhas do mundo moderno e cada vez está mais popular. Mais do que uma mera questão de conforto, o ar condicionado já é um item de saúde, já que além de equilibrar a temperatura corporal também ajuda a purificar o ar. Mas e quando ele começa a dar sinais de falhas? Sim, porque o aparelho não refresca o ar quente em um passe de mágica: é preciso uma boa dose de esforço de suas engrenagens, que também precisam de manutenção. O ideal é não deixar nenhum problema se agravar e providenciar o reparo logo nos primeiros momentos. Então preste atenção em alguns sinais de que ele não está funcionando bem e procure identificar o problema antes que ele aumente.

1 – O ar-condicionado não liga

Apesar da decepção, nada de pânico. O primeiro passo é conferir termostato. Veja se ele não está zerado. Se estiver tudo ok, o problema pode estar no disjuntor. Pode ser que tenha havido um pico de energia e o disjuntor tenha desarmado. Isso costuma ocorrer com mais frequência em imóveis antigos, onde a rede elétrica é mais velha e é maior o risco de a fiação entrar em curto.

Se isso ocorreu, procure ligá-lo novamente. Se ele voltar a desarmar, chame um eletricista, porque o problema na fiação elétrica pode ser sério. Lembre-se que sua segurança deve vir em primeiro lugar.

Se o termostato estiver com o ciclo de arrefecimento normalizado e o disjuntor estiver ligado, mas mesmo assim o aparelho de ar condicionado não ligar, o problema pode ser mais grave. Chame um técnico especializado para averiguar a integridade do condicionador de ar.

2 – Ar condicionado liga, mas não gela

Mais uma vez, comece verificando o termostato e abaixando-o 5 graus. Deixe-o trabalhando nessa temperatura por cerca de 1 hora. Se o ambiente não ficar mais frio, pode ser que esteja ocorrendo algum vazamento no sistema, causando baixa ou nenhuma refrigeração. Não tente mexer no aparelho, chame um técnico especializado para identificar o problema e fazer o reparo.

3 – Consumo exagerado de energia elétrica

Tem reparado que sua conta de energia elétrica está muito alta no final do mês? Essa história de que ar condicionado consome muita energia é mito: se isso acontecer é porque ele não está funcionando como deveria. Geralmente é algum problema no compressor que faz com que aumente o consumo.

Mas lembre-se que, como qualquer outro aparelho, o ar condicionado também tem um tempo determinado de vida útil. Se ele for muito antigo, pode ser que suas engrenagens puxem energia a mais para tentar compensar o desgaste físico natural que ocorre com o passar do tempo.

Nesse caso, a melhor saída é trocar o aparelho. Além de as novas tecnologias serem muito mais econômicas, há ainda o sistema Inverter, que chega a ser até 60% mais econômico que os modelos tradicionais. Isso ocorre porque o compressor trabalha ininterruptamente sem oscilações.

4 – Odor desagradável vindo do ar-condicionado

Este é um caso de falta de higienização periódica. A limpeza do filtro de ar condicionado precisa ser feita pelo menos uma vez por mês. O acúmulo de sujeira, poeira, poluição e microrganismos como fungos e bactérias pode fazer com que haja o desprendimento de odores desagradáveis. Além disso, podem causar alergias e até falta de ar.

Lembre-se que o ar condicionado bem higienizado melhora a qualidade de vida, mantendo o ar purificado. Alguns modelos chegam a ter purificadores que eliminam até 99% das impurezas do ar. Lave o filtro a cada 30 dias, mas se houver muito movimento, essa manutenção deve ser feita a cada 15 dias. A substituição do filtro deve ser feito entre 6 e 12 meses de uso e, uma vez por ano, faça uma limpeza profunda no aparelho com um técnico especializado.

5 – Ar-condicionado pingando

Se a unidade interna está gotejando, alguma coisa não vai bem. O problema pode ser causado pela própria sujeira do filtro ou pelo desnivelamento do aparelho, entre outras causas. Se o problema persistir mesmo depois do filtro limpo, chame a assistência técnica para identificar o motivo.

Quer aproveitar para conhecer todos os tipos de ar-condicionado? Venha conhecer as ofertas da Dufrio e escolha o melhor aparelho para o seu caso!

Recomendados para você

551

0

Eletrodoméstico

Qual a diferença entre um tanquinho e uma máquina de lavar? Vale a pena adquirir um produto assim?

3K

0

Residencial

3 dicas para não errar na hora de comprar seu ar-condicionado

4K

15

Conteúdo para Instalador

31 Códigos de Erro Split LG Inverter

37 Comentários

  1. Robson de oliveira disse:

    Boa noite, gostei dos cinco problema do ar…
    Queria lhe fazer uma pergunta:
    Estou com um ar condicionado split… Eu diminuo no controle de temperatura e quando deixo ele no 16 … O controle continua no 16, porém no ar condicionado na placa que aparece os números ele volta pra 27 ,mais no controle continua no 16…. Qual será o problema dele.
    Desde já agradeço a sua compreensão.

  2. Olá, Robson como vai? Pelo que analisamos sugerimos para que você procure um técnico especializado. Para mas dúvidas estamos a disposição.

  3. Cintia Wickert disse:

    Bom dia,
    Ajudou muitos os 5 problemas, obrigado.
    Agora quando em vez de pingar , sai particulas de sujeira, e os filtros estão limpos, de onde está vindo essas particulas ?
    Desde já agradeço.

  4. Elizangela disse:

    Comprei um ar Split inverter da LG coloco o ar no 20 a temperatura do quarto fica no máximo 21 graus é normal

  5. Matheus disse:

    Se o ar condicionado estiver muito sujo ele gela menos ? Se der uma lava legal ele volta a gelar dinovo ?

  6. Eliane Siqueira disse:

    Olá, achei útil a informação. Mas e quando o odor aparece sempre que aciono o ar acima de 25 graus, mas isso só após a primeira manutenção dele. O que pode ser e como resolver?

  7. Marielli disse:

    Gostei das dicas!!,Comprei um o técnico instalou e no terceiro dia começou a pingar água dentro de casa do aparelho o que pode ser??

  8. André disse:

    Não são só os filtros que sujam. As serpentinas responsáveis pela troca de calor, a bandeja de dreno e o rotor da evaporadora também acumulam muita sujeira. Infelizmente não dá pra o próprio usuário fazer esse tipo de limpeza que deve ser realizado por uma empresa especializada nisso. Segue o link de um vídeo abaixo só para você ter uma noção de como seu ar fica sujo e do quando isso compromete seu desempenho e tempo de vida útil.
    Segue o link:
    https://www.youtube.com/watch?v=4Of1nkpRtRU

  9. Janaina disse:

    Meu ar condicionado split não está desarmando,por que?

  10. Marlene braga disse:

    Ar condicionado quando chega a temperatura não da pausa contilnua foncionado consul bem estar

  11. Bruno lima disse:

    Boa noite, o meu ar arma, mais de 5 em 5 minutos ele desarma, estou confuso pois acabei de dar limpeza nele e completaram o gás, não sei se pode ser a fiação, acabei de me mudar e não sei se pode ser essa fiação!

  12. Anderson disse:

    Olá. Fui efetuar a limpeza do filtro e percebi que um dos filtros estava rasgado como se estivesse derretido na parte superior. O que poderia causar esse problema?

  13. José Cavalcante disse:

    O meu ar condicionado portátil quando liga ele gela mais depois de 5 minutos ele para mais fica funcionando sem gelar
    É de 12.000 btus você pode me ajudar

  14. Dejanir Martins disse:

    Tenho um ar condicionado ele funciona uns minutos e para de gelar fica fazendo um barrunho
    oque pode ser pensei que era o capacidor mais não e

  15. alexandra gomes disse:

    e que comprei meu ar tem 12 dias de uso um de 10.000btus e nao esta gelando suficiente que dizer nao esta gelando oq deveria estar ele e de janela spring gostaria saber o pq nao esta gelando?

  16. Paulo disse:

    Parabéns pela matéria , meu ar condicionado LG está cuspindo Gelo e além disso está gelando sem parar , ou seja , não está dando aquela pausa quando o ambiente já está frio ! O que pode ser ? Obrigado

  17. Isabela disse:

    Após uma semana de uso o meu ar condicionando não está gelando, verifiquei os filtros mas estão limpos. O que será que é? O AC é da Philco.
    Aguardo resposta, obrigada!

  18. Eliane disse:

    Boa noite gostaria de saber se posso continuar usando meu ar, pq ele liga normal e faz todas funções mas o problema é que por fora ele não desliga tá sempre ligado, eu tenho que desliga da tomada, posso continuar usando ele assim mesmo e quando não usar desligado da tomada

  19. Gisele Huche disse:

    Meu ar Condicionado Tá Armando e Desarmando Muito Rápido e Quando Desarma Parece q ele Vai Pular Da Parede e Quando Arma A Luz Cai De Mais O que Pode Ser Isso ?

  20. Linda disse:

    Meu ar-condicionado esta fazendo uma zuada estranha na hora que eu dealigo ele da um baque o que pode ser ,isso acontece so quando eu desligo ele

  21. Amanda disse:

    Olá boa noite meu ar condicionado tá Armando é desarmando toda hora isso é questão de 3 em 3 minutos oq deve ser..desde de já agradeço

Deixe o seu comentário!