POSTAGENS

Comercial

Postado por Dufrio Refrigeração

Compartilhar:

17/10/2017

0

200

5 sinais que o seu ar-condicionado não está funcionando bem e precisa de reparos

Ele é considerado uma das maravilhas do mundo moderno e cada vez está mais popular. Mais do que uma mera questão de conforto, o ar condicionado já é um item de saúde, já que além de equilibrar a temperatura corporal também ajuda a purificar o ar. Mas e quando ele começa a dar sinais de falhas? Sim, porque o aparelho não refresca o ar quente em um passe de mágica: é preciso uma boa dose de esforço de suas engrenagens, que também precisam de manutenção. O ideal é não deixar nenhum problema se agravar e providenciar o reparo logo nos primeiros momentos. Então preste atenção em alguns sinais de que ele não está funcionando bem e procure identificar o problema antes que ele aumente.

1 – O ar-condicionado não liga

Apesar da decepção, nada de pânico. O primeiro passo é conferir termostato. Veja se ele não está zerado. Se estiver tudo ok, o problema pode estar no disjuntor. Pode ser que tenha havido um pico de energia e o disjuntor tenha desarmado. Isso costuma ocorrer com mais frequência em imóveis antigos, onde a rede elétrica é mais velha e é maior o risco de a fiação entrar em curto.

Se isso ocorreu, procure ligá-lo novamente. Se ele voltar a desarmar, chame um eletricista, porque o problema na fiação elétrica pode ser sério. Lembre-se que sua segurança deve vir em primeiro lugar.

Se o termostato estiver com o ciclo de arrefecimento normalizado e o disjuntor estiver ligado, mas mesmo assim o aparelho de ar condicionado não ligar, o problema pode ser mais grave. Chame um técnico especializado para averiguar a integridade do condicionador de ar.

2 – Ar condicionado liga, mas não gela

Mais uma vez, comece verificando o termostato e abaixando-o 5 graus. Deixe-o trabalhando nessa temperatura por cerca de 1 hora. Se o ambiente não ficar mais frio, pode ser que esteja ocorrendo algum vazamento no sistema, causando baixa ou nenhuma refrigeração. Não tente mexer no aparelho, chame um técnico especializado para identificar o problema e fazer o reparo.

3 – Consumo exagerado de energia elétrica

Tem reparado que sua conta de energia elétrica está muito alta no final do mês? Essa história de que ar condicionado consome muita energia é mito: se isso acontecer é porque ele não está funcionando como deveria. Geralmente é algum problema no compressor que faz com que aumente o consumo.

Mas lembre-se que, como qualquer outro aparelho, o ar condicionado também tem um tempo determinado de vida útil. Se ele for muito antigo, pode ser que suas engrenagens puxem energia a mais para tentar compensar o desgaste físico natural que ocorre com o passar do tempo.

Nesse caso, a melhor saída é trocar o aparelho. Além de as novas tecnologias serem muito mais econômicas, há ainda o sistema Inverter, que chega a ser até 60% mais econômico que os modelos tradicionais. Isso ocorre porque o compressor trabalha ininterruptamente sem oscilações.

4 – Odor desagradável vindo do ar-condicionado

Este é um caso de falta de higienização periódica. A limpeza do filtro de ar condicionado precisa ser feita pelo menos uma vez por mês. O acúmulo de sujeira, poeira, poluição e microrganismos como fungos e bactérias pode fazer com que haja o desprendimento de odores desagradáveis. Além disso, podem causar alergias e até falta de ar.

Lembre-se que o ar condicionado bem higienizado melhora a qualidade de vida, mantendo o ar purificado. Alguns modelos chegam a ter purificadores que eliminam até 99% das impurezas do ar. Lave o filtro a cada 30 dias, mas se houver muito movimento, essa manutenção deve ser feita a cada 15 dias. A substituição do filtro deve ser feito entre 6 e 12 meses de uso e, uma vez por ano, faça uma limpeza profunda no aparelho com um técnico especializado.

5 – Ar-condicionado pingando

Se a unidade interna está gotejando, alguma coisa não vai bem. O problema pode ser causado pela própria sujeira do filtro ou pelo desnivelamento do aparelho, entre outras causas. Se o problema persistir mesmo depois do filtro limpo, chame a assistência técnica para identificar o motivo.

Quer aproveitar para conhecer todos os tipos de ar-condicionado? Venha conhecer as ofertas da Dufrio e escolha o melhor aparelho para o seu caso!

Recomendados para você

751

0

Comercial

Ar-condicionado com mau cheiro? Saiba o que fazer!

78

0

Refrigeração

Como escolher os melhores equipamentos de refrigeração para sua empresa?

379

0

Destaques

Controlador AC Smart Premium LG – Manual do usuário

0 COMENTÁRIO

0 Comentário

Deixe o seu comentário!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades e promoções