Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Meu ar-condicionado está fazendo barulho. O que pode ser?

por Dufrio Refrigeração • 22/03/2018
Compartilhar:

Adquirir um aparelho de ar-condicionado é geralmente uma das conquistas mais interessantes dos usuários, pois proporciona conforto e maior bem-estar quer seja no trabalho ou em casa.

Com a estação quente, as vendas, aliás, costumam aumentar ainda mais em diversas regiões do Brasil.

Hoje em dia, inclusive, com a tecnologia disponível, já é possível usufruir de todo o conforto térmico proporcionado por esse tipo de equipamento mesmo em outras estações do ano, pois determinados modelos permitem, inclusive, regular temperaturas independente da época ou até mesmo o funcionamento na função aquecer.

Independente de qual seja a situação, uma coisa é fato: o ar-condicionado traz uma grande vantagem na climatização de ambientes.

O problema, no entanto, pode aparecer justamente quando esse conforto aparentemente começa a trazer um incômodo junto: o excesso de barulho.

Normalmente quando isso acontece, por uma ou outra razão, a primeira que se deve saber é que esse não é um “preço” que você precisa pagar pelo conforto.

Algumas coisas podem estar acontecendo com o aparelho e é possível solucioná-las.

Por isso, mantenha a calma!

Se essa situação está incomodando você, veja a seguir o que pode estar acontecendo e tenha uma ideia de como os problemas podem ser facilmente resolvidos:

1- Acúmulo de sujeira pode ser a causa de ar-condicionado fazendo barulho

 Aparelhos de ar-condicionado têm filtros e é perfeitamente normal que com o tempo determinada quantidade de impurezas se depositem em seus interiores.

No entanto, quando essa “sujeira” começa a atrapalhar ou obstruir, por exemplo, alguma parte do aparelho, como no caso das turbinas.

Com isso seu equipamento pode estar operando com sobrecarga e dificuldades e por consequência um barulho contínuo pode começar a se manifestar sempre que ele estiver ligado, piorando, dependendo do caso, com o alternar de algumas funções e configurações.

Nessa situação é necessário fazer uma limpeza e o ideal é que você conte sempre com ajuda especializada para o serviço.

2- Desajuste nas peças ou reflexo de má instalação e falta de manutenção

O motivo de som indesejado pode vir também de alguma peça no interior do ar-condicionado solta ou desajustada, uma possível consequência, por exemplo, de eventual instalação não feita adequadamente ou mesmo de uma “pancada” no equipamento, causando avarias internas.

Nesse caso, a avaliação, diagnóstico e intervenção de um profissional especializado serão necessários, para que a peça correta seja identificada e reajustada ou mesmo trocada, se estiver com problemas além do modo como foi instalada ou “apertada”.

Outra coisa que pode ter acontecido, especialmente se o aparelho for recém-instalado e você notar esse barulho logo nos primeiros funcionamentos e não depois de ele estar já há algum tempo trabalhando é a instalação ter deixado falhas, fazendo-o vibrar demais.

Se ele estiver com vibração excessiva provavelmente será necessário acionar quem instalou e reportar o problema, solicitando correção.

Tubos mal colocados ou inadequados para o tipo de aparelho também pode causar dor de cabeça. Por isso certifique-se sempre de contar com um bom profissional.

Mesmo quando ele foi instalado corretamente, aliás, é possível haver alguma “compressão” interna em determinada parte e momento de uso, que causa o desgaste de peças, ruptura ou deformidade de tubulação, entre outras possibilidades.

Ter a manutenção do equipamento em dia evita, portanto, não só o acúmulo de sujeira como inconvenientes desse tipo também.

3- Algo “preso” na entrada do ar-condicionado

É um pouco improvável, porém não impossível. Pode ser que, por alguma razão, algum pedaço de material como papel, plástico, embalagens ou pequeno objeto, seja qual for, tenha ido parar nas aletas do ar condicionado, não sendo capaz de adentrar totalmente o equipamento, mas alojado em uma posição próxima o suficiente para causar interferência.

Com a saída do ar isso pode gerar ruídos (em um processo semelhante ao que acontece com o ventilador, embora não totalmente igual devido à diferença natural no funcionamento do aparelho).

Dependendo, ainda, da localização ou se parte desse material tiver penetrado no aparelho o barulho pode ser maior, menor ou de variação de tom diferente.

Se esse for o caso, a solução pode ser a simples remoção cuidadosa do objeto em questão, o que também ajuda a minimizar a possibilidade de ele acabar se posicionando mais profundamente na caixa em que está o motor da máquina, vindo a atingir e danificar outros componentes.

E então, conseguiu ter uma ideia melhor do que pode ser a causa do seu ar-condicionado fazendo barulho? Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto?

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
45 Comentários
  1. Leandro disse:

    As vezes as condensadoras de ar condicionado vem de fabrica já com o compressor solto, tubo de cobre perto da carcaça ou até a lataria da carcaça solta… Dai o instalador tem que ajeitar e muitas vezes nem consegue cobrar a manutenção este defeito que só é percebido depois da maquina ligada. Nem sempre é culpa do técnico, mas o cliente leigo na maioria das vezes faz as suas considerações infelizes para com os técnicos…

  2. Daiane disse:

    Meu ar é de janela e esta fazendo um barulho de água dentro dele, isso é normal?

  3. Camila de Jesus de souza disse:

    O meu ar-condicionado é rinetto e o condensador faz um barulho alto em funcionamento isso é normal ?

  4. Edna disse:

    Olá bom dia ! Meu ar condicionado janela da consul ,está fazendo barulho de ruídos, e tbm na hrs que arma .Oque poderá ser ?

  5. Alcione disse:

    Meu ar parem naõ solta água e está fazendo um barulho estranho ir alto uma semana de uso

    • Olá Alcione, Orientamos que acione a garantia de seu produto, junto a assistência autorizada da marca de seu split, para identificar o problema e fazer o reparo. ?

      • Michel disse:

        A minha evaporadora está na mesma situação, fica fazendo um barulho tek, tek, tek e não refrigera

        • Olá Michel, tudo bem?

          Sempre indicamos que você entre em contato com um técnico autorizado pelo fabricante do seu aparelho!

          Ficamos a disposição =)

          • Rodrigo Gelson guarda disse:

            Meu ar condicionado já tenho ele a uns 5 anos e agora começou a fazer um barulho tipo um estrago. Obrigado

          • Olá Rodrigo, tudo bem?

            Indicamos que você entre em contato com um técnico autorizado pela marca do seu aparelho, para que ele faça um diagnóstico mais preciso do que pode estar acontecendo com seu ar condicionado.

            Ficamos à disposição =)

        • Rogério Veloso disse:

          Meu ar condicionado desligado faz as vezes um barulho de como se fosse gotas caindo no plástico interno, mas
          não vaza para fóra.

  6. Thiago Gomes de Sousa disse:

    Olá, meu ar condicionado split quando desliga o compressor, ele fica dando tipo soco e treme todas as mangueiras. Oq poderia ser ?

  7. Carlos Silva disse:

    Olá boa noite o meu ar condicionado de janela está fazendo muito barulho no motor isso e normal ?

    • Olá Carlos ! Como vai?

      É normal o ar de janela possuir um ruído superior ao split, mas dependendo pode ser um problema que esteja causando o som mais alto.
      Sugerimos que chame um técnico especializado para identificar o possível problema e realizar o reparo.

      Ficamos a disposição!

  8. Junior disse:

    Meu ar funciona durante uns 10 minutos e desliga, depois ele liga novamente e fica nessa o tempo todo.

    • Olá Junior, como vai ? : Se você esta sentindo que seu ar não esta gelando da maneira ideal, alguns fatores que podem estar impedindo isso, como por exemplo: saída de ar bloqueada, filtro sujo. Se verificar que não são estes fatores, pode ser uma causa técnica. Entre elas: vazamento de gás, alteração nos componente interno como compressor, placa eletrônica, ou sensor de temperatura encostando no evaporador. Orientamos que chame um técnico especializado para identificar o problema e fazer o reparo.
      Ficamos a disposição!

  9. Alexandre de Almeida Fernandes disse:

    Meu ar condicionado consul 7500 está com uma vibração insuperável está vibrando as paredes.

    • Olá Alexandre, como vai ? Orientamos que chame um técnico especializado da marca para identificar o problema e fazer o reparo, pois pode se agravar e afetar demais funções do split. Ficamos a disposição!

  10. Silene Duarte Meireles disse:

    Comprei 8 aparelhos ar condicionado com vcs, LG cassete inverter, 3 desses aparelhos mesmo desligados fazem barulho, já pedi assistência técnica, vieram mas não resolveram nada, pedi novamente mas nem responderam. Uma empresa que não tem compromisso com o cliente!

  11. Antonio Carlos disse:

    Pra quê existe este canal de contato? Vocês só sabem responder as nossas dúvidas “procure um profissional técnico para ver seu aparelho ” . Se perguntamos é porque precisamos das respostas de profissionais para sabermos se vale a pena consertar ou comprar outro.

  12. Maria disse:

    Meu ar condicionado split Philco faz barulho toda vez que desarma ou entra refrigeração um pequeno estalido mas é incômodo, chega acordar às vezes…o que devo fazer?

    • Olá Maria, como vai? conforme nosso artigo, podem ser diversos fatores que estão causando este barulho em seu produto. Por isso, orientamos que acione um técnico especializado da marca de seu split para que verifique e realize o reparo, antes de tomar qualquer ação por iniciativa própria para tentar avaliar ou consertá-lo! Ficamos a disposição!

  13. Fagnwr disse:

    Meu ar condicionado está fazendo muito barulho, mas fui da uma olhada em reclamação na web e fala que é normal da marca philco, está correto. ?

  14. Vagner disse:

    Olá TD bem coloquei um ar novinho da Philco de 12000 bthu mais não é inverter e normal fazer barulho

  15. Roberto Junior disse:

    Ola boa noite, eu tenho um ar condicionado de janela e ele ate pouco tempo gelava muito mais muito bem… porem o mesmo do nada quando fica muito calor lá fora ele liga e desliga de 5 em 5 minutos mais quando esta frio ou ate mesmo fresco o mesmo se mantém estabilizado, olha que ele fica na sombra e não bate sol em nenhum parte do dia, eu estava pesquisando e vi que talvez possa ser o protetor térmico do compressor que esteja ruim… conferi ?

  16. João Bosco disse:

    Comprei meu ar condicionado Split LG Inverter na Dufrio, o vendedor da Dufrio me indicou um técnico para instalar o equipamento, depois de 12 meses, conforme combinado faria a revisão e limpeza anual, para manter a garantia do compressor por 10 anos.
    Decorrido esses 12 meses, chamei o mesmo técnico para fazer a limpeza e revisão, ele retirou o exaustor e levou para sua oficina, ele disse que lá tinha todas ferramentas e que seria mais fácil fazer a limpeza.
    A noite quando liguei o ar, já percebi que o barulho não era o mesmo, ele assoviava e ficava oscilando, entrei em contato com o técnico, ele disse que era normal, fui insistente até que ele resolveu retornar e ver o que estava acontecendo, a noite novamente fui ligar o ar, o assovio parou, porém o barulho continua insuportável e oscilando.
    Contatei uma assistência técnica da LG, recebi a visita de um técnico, ele disse que a turbina esta desbalanceada, empenada. Acredito que esse primeiro técnico tenha trocado peças do equipamento, peço a gentileza de me informar quem poderia fazer uma pericia no equipamento para constatação se foi trocada alguma peça.

  17. victor disse:

    gostaria de saber qual é o máximo permitido de barulho em Db que pode fazer um ar condicionado janela, para não ter problemas com vizinhos. Obrigado aguardo resposta

  18. Rosa Helena disse:

    Meu ar condicionado inverter 9000 BTUs que comprei de vcs desde que instalou tem 1 mês, ele faz barulho de moto acelerando de vez em quando. Isso atrapalha muito a mãe minha qualidade de sono.

    • Tamires Otta disse:

      Olá Rosa, tudo bem? Espero que sim!
      Você já contatou nosso SAC? Peço por gentileza que abra um protocolo conosco para analisarmos seu caso!
      Equipe Dufrio

  19. Julio Cesar disse:

    Meu ar condicionado consul este último modelo,quando liga as paredes sofrem um zumbido interno que está irradiando inclusive para o apartamento de cima,a noite o zumbido fica bem acentuado, irradia as paredes todas,desliga para tudo, a instalação está perfeita, pois tinha um Electrolux no mesmo lugar a 10 anos e não tinha nada ,o que fazer?

    • Tamires Otta disse:

      Olá Julio, tudo bem? Espero que sim!
      A instalação foi feita com técnicos da Consul? Você adquiriu na Dufrio? Caso tenha adquirido conosco e o aparelho estiver em período de garantia, entre em contato com nosso SAC para realizar a abertura de um protocolo junto a Consul para os técnicos analisarem seu produto.
      Espero ter ajudado! Equipe Dufrio

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento