Blog da Dufrio

Há mais de 20 anos, somos especialistas em refrigeração.

Ar-condicionado com mau cheiro? Saiba o que fazer!

por Dufrio Refrigeração • 17/07/2017 • 17/07/2017 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Se o seu aparelho de ar condicionado está começando a apresentar um mau cheiro, é hora de encontrar e limpar a fonte desse problema. Os odores do ar-condicionado geralmente provêm e outros micro-organismos que se proliferam nos filtros do aparelho ao longo do tempo de uso do aparelho sem limpeza e higienização correta. —, mas também podem ser causados por outras coisas.

Para descobrir o que pode estar deixando o seu ar-condicionado com mau cheiro, você precisará seguir alguns passos. Abaixo, descrevemos quais são eles e o que pode ser feito para solucionar o mal odor em cada caso! Acompanhe conosco:

Cupom de desconto para ar condicionado

Passo 1: Verifique a sua unidade de ar-condicionado

Dependendo do estilo e do modelo, abra as tampas, o topo ou os painéis de acesso do seu aparelho de ar condicionado. Usando uma lanterna, olhe dentro da unidade a procura de sinais do que pode estar deixando o ar-condicionado com mau cheiro. Procure por animais mortos (ratos, ratos, morcegos, esquilos ou cobras), vegetação em decomposição, mofo ou bolor. Se você tem uma unidade de janela, remova a unidade da janela e coloque-a no chão ou em uma superfície plana ao ar livre. Utilize luvas de látex para remover detritos visíveis ou animais mortos que você possa alcançar.

Passo 2: Cheque o dreno do aparelho

Encontre e remova a mangueira de drenagem do seu aparelho de ar condicionado para fazer a limpeza. Lave-a com água sanitária e água quente, ou com vinagre branco destilado não diluído, se você não quiser usar alvejante, para matar qualquer fungo ou mofo que possa estar na linha. Deixe a mangueira secar. Em uma unidade de janela você não terá uma mangueira, mas você pode ver a bandeja de drenagem embutida e o orifício de drenagem. Certifique-se de que a bandeja e o orifício estejam limpos. Use uma escova de dentes velha se necessário.

Passo 3: Verifique se o aparelho não está sobrecarregado

Primeiro, verifique o filtro de ar para ver se ele está muito sujo, pois isso pode restringir o fluxo de ar e superaquecer os aquecedores de resistência elétrica.

Se não for um problema de filtro, certifique-se de que a eletricidade está desligada no interruptor principal. Um técnico profissional precisará verificar o problema e fazer reparos. Um odor de queimado tipicamente é um problema interno do equipamento. A tentativa de corrigir qualquer um desses itens por conta própria pode resultar em ferimentos graves.

Passo 4: Veja se não é preciso substituir o filtro

Um cheiro de mofo, como falamos, é o mais comum dos sistemas de ar-condicionado com mau cheiro. Quando o aparelho está em execução, há muita condensação dentro da unidade. Quando a umidade não drena adequadamente, pode escapar para dentro do ar-condicionado, causando mofo ou fungos. Encontrar o local onde o acúmulo do mofo está e limpar resolverá o problema.

Os cheiros de mofo não são problemas graves para o funcionamento da unidade, mas a má qualidade do ar aumenta o risco de infecções respiratórias em adultos e crianças. Embora você ainda possa usar a unidade enquanto espera fazer reparos, você não deve adiar a manutenção por causa da saúde da sua família.

Aproveite e cheque os filtros da seu ar-condicionado com mau cheiro e faça a troca dos mesmos. Se seu ar-condicionado usa filtros reutilizáveis, limpe-os com água com sabão quente e enxague com uma solução de branqueamento diluída com uma parte de água sanitária para cada dez partes de água. Verifique os filtros antigos procurando por mofo ou fungos.

Passo 5: Verifique os resultados

Depois de checar todos esses itens no seu ar-condicionado com mau cheiro, ligue seu aparelho e verifique se ele ainda apresenta algum cheiro ruim. Se o odor persistir, não hesite em chamar um técnico especializado para verificar o problema!

Gostou do nosso post? Leia também nosso artigo sobre o vazamento de gás refrigerante e aprenda mais sobre como manter seu ar-condicionado em perfeito estado!

Ficou interessado? Então acesse agora nosso site aproveite um super desconto, usando o cupom VINOBLOG

Recomendados para você

4K

0

Residencial

Saiba como limpar o filtro do ar-condicionado split

1K

0

Ar Condicionado

Ar-condicionado: o que é um aparelho multi split e por que é vantajoso investir nele?

3K

0

Conteúdo para Instalador

Acordo em Kigali limita a produção de gases poluentes usados em ar-condicionados

6 Comentários

  1. André disse:

    Não recomende lavar o ar com água sanitária, ja teve várias casos fatais com isto.

    • Olá André, como vai? Nossos artigos são de fontes seguras. Casos em que possam não ter dado certo há possibilidade de não serem efetuado os procedimentos corretos. Caso não queira utilizar água sanitária e água quente na lavagem você pode utilizar vinagre branco destilado não diluído. Ficamos a disposição!

  2. Sandra disse:

    Adorei o seu blog, tem muita coisa legal aqui. 🙂

  3. Vera Silva disse:

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe o seu comentário!