Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado com mau cheiro? Saiba o que fazer!

por Dufrio Refrigeração • 17/07/2017
Compartilhar:

Se o seu aparelho de ar condicionado está começando a apresentar um mau cheiro, é hora de encontrar e limpar a fonte desse problema. Os odores do ar-condicionado geralmente provêm e outros micro-organismos que se proliferam nos filtros do aparelho ao longo do tempo de uso do aparelho sem limpeza e higienização correta. —, mas também podem ser causados por outras coisas.

Para descobrir o que pode estar deixando o seu ar-condicionado com mau cheiro, você precisará seguir alguns passos. Abaixo, descrevemos quais são eles e o que pode ser feito para solucionar o mal odor em cada caso! Acompanhe conosco:

Passo 1: Verifique a sua unidade de ar-condicionado

Dependendo do estilo e do modelo, abra as tampas, o topo ou os painéis de acesso do seu aparelho de ar condicionado. Usando uma lanterna, olhe dentro da unidade a procura de sinais do que pode estar deixando o ar-condicionado com mau cheiro. Procure por animais mortos (ratos, ratos, morcegos, esquilos ou cobras), vegetação em decomposição, mofo ou bolor. Se você tem uma unidade de janela, remova a unidade da janela e coloque-a no chão ou em uma superfície plana ao ar livre. Utilize luvas de látex para remover detritos visíveis ou animais mortos que você possa alcançar.

Passo 2: Cheque o dreno do aparelho

Encontre e remova a mangueira de drenagem do seu aparelho de ar condicionado para fazer a limpeza. Lave-a com água sanitária e água quente, ou com vinagre branco destilado não diluído, se você não quiser usar alvejante, para matar qualquer fungo ou mofo que possa estar na linha. Deixe a mangueira secar. Em uma unidade de janela você não terá uma mangueira, mas você pode ver a bandeja de drenagem embutida e o orifício de drenagem. Certifique-se de que a bandeja e o orifício estejam limpos. Use uma escova de dentes velha se necessário.

Passo 3: Verifique se o aparelho não está sobrecarregado

Primeiro, verifique o filtro de ar para ver se ele está muito sujo, pois isso pode restringir o fluxo de ar e superaquecer os aquecedores de resistência elétrica.

Se não for um problema de filtro, certifique-se de que a eletricidade está desligada no interruptor principal. Um técnico profissional precisará verificar o problema e fazer reparos. Um odor de queimado tipicamente é um problema interno do equipamento. A tentativa de corrigir qualquer um desses itens por conta própria pode resultar em ferimentos graves.

Passo 4: Veja se não é preciso substituir o filtro

Um cheiro de mofo, como falamos, é o mais comum dos sistemas de ar-condicionado com mau cheiro. Quando o aparelho está em execução, há muita condensação dentro da unidade. Quando a umidade não drena adequadamente, pode escapar para dentro do ar-condicionado, causando mofo ou fungos. Encontrar o local onde o acúmulo do mofo está e limpar resolverá o problema.

Os cheiros de mofo não são problemas graves para o funcionamento da unidade, mas a má qualidade do ar aumenta o risco de infecções respiratórias em adultos e crianças. Embora você ainda possa usar a unidade enquanto espera fazer reparos, você não deve adiar a manutenção por causa da saúde da sua família.

Aproveite e cheque os filtros da seu ar-condicionado com mau cheiro e faça a troca dos mesmos. Se seu ar-condicionado usa filtros reutilizáveis, limpe-os com água com sabão quente e enxague com uma solução de branqueamento diluída com uma parte de água sanitária para cada dez partes de água. Verifique os filtros antigos procurando por mofo ou fungos.

Passo 5: Verifique os resultados

Depois de checar todos esses itens no seu ar-condicionado com mau cheiro, ligue seu aparelho e verifique se ele ainda apresenta algum cheiro ruim. Se o odor persistir, não hesite em chamar um técnico especializado para verificar o problema!

Gostou do nosso post? Leia também nosso artigo sobre o vazamento de gás refrigerante e aprenda mais sobre como manter seu ar-condicionado em perfeito estado!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
8 Comentários
  1. André disse:

    Não recomende lavar o ar com água sanitária, ja teve várias casos fatais com isto.

    • Olá André, como vai? Nossos artigos são de fontes seguras. Casos em que possam não ter dado certo há possibilidade de não serem efetuado os procedimentos corretos. Caso não queira utilizar água sanitária e água quente na lavagem você pode utilizar vinagre branco destilado não diluído. Ficamos a disposição!

  2. Sandra disse:

    Adorei o seu blog, tem muita coisa legal aqui. 🙂

  3. Vera Silva disse:

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  4. Tiago disse:

    No meu caso o ar condicionado é novo, menos de 30 dias, todas as partes estão limpas. Porém, após atingir a temperatura (22º) o aparelho começa apenas a ventilar, e nesse momento o ar sai com cheiro de mofo. Durante o resfriamento o ar não possui absolutamente nenhum mau cheiro, somente quando atinge a temperatura e começa a ventilar que ele fica com mau cheiro. O que pode ser? Troquei meu ar antigo por conta desse “problema”, o pessoal da assistencia limpava e no dia seguinte começa o mau cheiro. Troquei de aparelho (e de marca) e o problema permanece! Nunca vi isso!

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento