Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado usado vale a pena? Veja os prós e os contras!

por Dufrio Refrigeração • 06/10/2020
Compartilhar:
Ar-condicionado usado

Durante o verão, surge a necessidade de deixar o ambiente mais agradável, seja a casa ou o escritório. Na tentativa de economizar, muita gente opta por aparelhos de segunda mão, mas fica a seguinte pergunta: ar-condicionado usado vale a pena?

Neste post, vamos trazer todos os pontos positivos e negativos dessa escolha, ajudando você a tomar a melhor decisão de acordo com as suas condições. Leia o artigo até o final!

Por que comprar um ar-condicionado usado?

A principal vantagem que o ar-condicionado usado traz é a redução de custos. Afinal, assim que o aparelho é retirado da caixa, já perde valor.

Após algum tempo de uso, é comum que esse eletrodoméstico seja revendido por um valor bem abaixo do mercado, tornando assim a sua aquisição um pouco mais acessível.

Muitas pessoas utilizam essa alternativa para mobiliar a casa. Uma pesquisa da OLX mostrou que a opção por peças de segunda mão pode reduzir em 52% os custos.

Por que optar por um ar-condicionado novo?

Embora a economia seja um ponto importante na hora de escolher o aparelho, alguns pontos negativos provocam uma reflexão mais cuidadosa para a decisão. Destacamos aqui os principais:

Manutenção

Como qualquer eletrodoméstico, o ar-condicionado sofre avarias com o tempo. Pontos de ferrugem e defeitos acabam surgindo, principalmente quando o antigo dono não cuidou do aparelho como deveria. Isso pode tornar alto o custo de manutenção de um aparelho usado.

Reposição de peças

Essa dificuldade pode surgir dependendo da idade do aparelho. Modelos muito antigos podem trazer dificuldades para encontrar as peças para reposição, obrigando o usuário a aposentar o eletrodoméstico caso o problema não seja resolvido.

Garantia

Uma das grandes vantagens da aquisição de um ar-condicionado novo é o período de garantia para a manutenção dentro do período determinado pelo fabricante.

Algumas lojas ainda oferecem um período de garantia estendida, trazendo ainda mais tranquilidade para o cliente.

Ruídos

Os aparelhos modernos são mais silenciosos, trazendo mais conforto no uso. Você poderá ter a sua sala refrigerada sem aqueles ruídos incômodos provocados por modelos de ar-condicionado antigos.

Ar-condicionado usado vale a pena? Como escolher o aparelho ideal?

Na hora de decidir a compra de um ar-condicionado, considere todos os pontos que apresentamos aqui e avalie se você está disposto a contornar os problemas que um aparelho usado pode apresentar.

Certamente, a compra de um modelo direto da loja traz mais vantagens, que podem em muitos casos se sobrepor ao baixo custo inicial de um ar-condicionado semi-novo.

Então, dimensione a potência do ar-condicionado com nossa calculadora de BTUs e analise qual é o tipo de aparelho mais adequado para a sua casa ou escritório (portátil, janela, split, entre outros).

Lembre-se também de avaliar a voltagem da instalação elétrica e buscar resenhas sobre os modelos para que você consiga escolher o que mais atende às suas necessidades!

Ficou claro quais são os prós e contras de um ar-condicionado usado? Conhecer esses pontos é a melhor maneira de tomar uma decisão correta, que não traga arrependimento em pouco tempo e que caiba no bolso!

Aproveite para conferir este artigo sobre os efeitos do ar-condicionado para a saúde!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento