Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado umidifica o ar?

por Dufrio Refrigeração • 15/12/2020
Compartilhar:
Ar-condicionado umidifica o ar

Ao pesquisar opções para comprar, muita gente fica com a dúvida: será que o ar-condicionado umidifica o ar? Na verdade, a fama do aparelho é de ressecar o ar — por isso algumas pessoas colocam recipientes de água no ambiente climatizado.

No conteúdo de hoje, vamos esclarecer um pouco como o ar-condicionado atua e de que forma ele faz trocas de calor com o ambiente. Acompanhe a leitura!

Por que o ar-condicionado resseca?

A maioria dos aparelhos de ar-condicionado não umidificam o ar. Eles retiram a umidade, então o ambiente se torna mais seco, podendo até ficar desconfortável (provocando incômodos nos olhos, nariz e garganta).

Isso acontece por causa da forma como o ar-condicionado refrigera. Depois de sugar o ar do ambiente, ocorrem trocas de calor dentro do aparelho, e a umidade condensa (passa do estado gasoso para o líquido). Por isso, o ar-condicionado pinga na parte externa.

Quando o ar é devolvido para o ambiente mais frio, ele também está mais seco. É esse processo que faz o ambiente ficar ressecado.

Existe ar-condicionado que umidifica o ar?

Alguns modelos top de linha trazem umidificador embutido. Outros purificam o ar, como o ar-condicionado Split Springer Midea Hi Wall 9000 BTUs que têm sistema de filtragem ar + puro HD, eliminando até 99.9% de vírus e bactérias.

Há ainda alguns modelos (como o ar condicionado Split Hi Wall Philco QFM5 9000) que fazem justamente o efeito contrário —  retiram ainda mais a umidade do ambiente com a função Dry. O uso deles é mais indicado para regiões muito quentes e úmidas.

Um dos modelos mais modernos do mercado, o ar-condicionado Split Comfee Hi Wall tem função desumidificador e sistema de tripla filtragem com filtros tela, fotocatalítico e carvão ativado para prevenir a proliferação de bactérias, fungos e microorganismos.

Como amenizar o ar seco com ar-condicionado?

Quem não abre mão do ar-condicionado e quer umidificar o ar (mas não tem umidificador embutido) pode aplicar algumas técnicas que aumentam o conforto e a sensação de bem-estar.

Uma delas já comentamos antes: colocar um recipiente com água (pode ser balde ou bacia) para repor a umidade perdida do ambiente. O ideal é deixar o recipiente perto dos ocupantes do cômodo, principalmente à noite.

Funciona também ligar um aparelho umidificador no mesmo ambiente onde está instalado o ar-condicionado. Ele cria uma neblina fria com gotículas de água que são jogadas no ar, diminuindo o ressecamento. Entenda melhor para que serve e para quem é indicado o aparelho!

Outras dicas para amenizar o ar seco: evite configurar temperaturas muito baixas (o ideal é por volta dos 23°C); fique longe das saídas do ar-condicionado; abra as janelas e deixe o ar circular sempre que possível; mantenha o filtro limpo e a manutenção em dia.

Veja aqui no blog da Dufrio como limpar ar-condicionado de janela e como limpar o filtro do ar-condicionado split.

Considerações finais

Agora que você conhece melhor o funcionamento do aparelho, siga nossas dicas para usar o ar-condicionado e umidificar o ar, sempre prezando sua saúde e bem-estar!

Se este conteúdo ajudou você, deixe um comentário! Até a próxima! 🙂

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
0 Comentário
Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento