Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Meu ar condicionado não liga, o que pode ser?

por Dufrio Refrigeração • 24/03/2020
Compartilhar:
Mulher olhando parte interna de ar condicionado

Se você chegou até este artigo, provavelmente está com problemas porque seu ar condicionado não liga mais. Afinal, o que pode estar acontecendo com seu equipamento?

A verdade é que existem diversos fatores que podem prejudicar o funcionamento do aparelho de ar condicionado — desde os mais simples até os mais complexos, que precisam de um suporte técnico especializado.

Antes de tentar qualquer tipo de conserto, você precisa identificar a causa do problema. Hoje, a Dufrio vai te ajudar a entender as possíveis explicações para seu aparelho não estar ligando. Vem com a gente!

Problema no fusível

Essa é uma peça sensível, que pode ser a responsável pelo aparelho não ligar. O fusível queimado pode ser facilmente substituído para resolver o problema.

Entretanto, é importante ter atenção. Se você não entende nada de elétrica, o ideal é que chame um profissional.

Falha na fonte de energia do equipamento

Nesse caso, não basta verificar se o equipamento está ligado na tomada, mas se há energia circulando corretamente. Para isso, se você possui um medidor de corrente, é possível fazer essa verificação de forma muito prática.

Caso você não possua um medidor, a dica é testar um aparelho de mesma voltagem na tomada, verificando se ele irá ligar normalmente. Caso o problema seja somente no aparelho e não na tomada, verifique as demais opções desta lista.

Problema no funcionamento do disjuntor

Outra opção para o ar condicionado não estar funcionando é uma possível queda da chave do disjuntor. Geralmente, o equipamento é instalado em uma fase específica na elétrica da casa. Assim, quando a chave dessa fase cai, o resto do ambiente pode seguir funcionando normalmente.

Verifique o disjuntor e, se perceber que alguma chave está diferente das demais, provavelmente você achou a solução do problema.

Falha no controle remoto

Outro motivo muito comum para o ar condicionado não ligar é alguma falha no controle remoto. Nesse caso, as pilhas do controle podem estar fracas ou, por vezes, o controle pode ter estragado.

Para ter certeza de qual é o problema, tente trocar as pilhas do controle remoto. Caso ele continue sem funcionar, tente ligar o aparelho diretamente em seu painel. Se ele ligar normalmente, o problema com certeza está no controle remoto.

Caso seu ar condicionado não esteja funcionando como deveria, entenda alguns fatores que explicam por que o ar condicionado não gela!

Quando é a hora de chamar um técnico?

Se você não consegue identificar sozinho o problema que está causando a falha no funcionamento do seu aparelho de ar condicionado, com certeza é a hora de chamar um técnico especializado.

Além disso, se você não tem afinidade com equipamentos eletrônicos nem com assuntos que envolvam elétrica, é melhor tomar a iniciativa de chamar o técnico assim que identificar o problema.

Aqui, na Dufrio, trazemos diversas dicas para que sua casa esteja sempre climatizada na temperatura que você achar ideal. Acompanhe outros conteúdos úteis em nosso blog para saber, por exemplo, qual o ar condicionado mais silencioso do momento.

Até a próxima!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
2 Comentários
  1. Arquitetura Termica disse:

    Parabéns pelo post!
    Temos sempre acompanhado as dicas de Ar Condicionado de vocês!

    Um grande abraço,
    https://www.arquiteturatermica.com.br

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento