Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado 220V é monofásico ou bifásico?

por Dufrio Refrigeração • 24/09/2020
Compartilhar:
Ar-condicionado

Ar-condicionado 220V é monofásico ou bifásico? De que forma este fator afeta o uso do aparelho?

A dúvida sobre este assunto é bem comum, principalmente porque envolve conceitos de elétrica que muitas pessoas desconhecem.

Por isso, neste artigo, vamos esclarecer se ar-condicionado 220V é monofásico ou bifásico e ajudar você a usá-lo de maneira bem informada. Acompanhe!

Qual a diferença entre monofásico e bifásico?

Antes de falar sobre as especificidades do ar-condicionado 220V, é importante entender o que significa rede monofásica e bifásica.

A rede monofásica é conectada ao transformador através de dois fios — um que possui tensão (fase) e um neutro. Ela comporta uma tensão elétrica máxima de 110V e até 8.000 watts de potência.

Já a rede bifásica é ligada por meio de três fios: dois fases e um neutro. Assim, a tensão elétrica pode ser 110V ou 220V, comportando uma potência total de 12.000 a 25.000 watts.

Há ainda a rede trifásica, que têm ligação de quatro fios — três fases e um neutro —, com tensão de 220V ou 380V e potência máxima de 75.000 watts. A rede trifásica existe apenas em algumas localidades específicas do país.

Ar-condicionado 220V é monofásico ou bifásico?

Após esclarecer a diferença entre os tipos de rede, podemos responder a esta dúvida tão frequente.

O ar-condicionado 220V é bifásico, já que este tipo de aparelho precisa ser conectado a uma rede que suporta uma tensão elétrica mínima de 220V. Mas ele também pode funcionar em redes trifásicas.

Para descobrir o tipo de fase da rede elétrica de sua residência ou estabelecimento, você pode consultar a concessionária de energia da região ou utilizar um multímetro/chave de teste.

Posso usar ar-condicionado 220V em rede monofásica?

Agora você já sabe que o ar-condicionado 220V é bifásico. Mas o que fazer se a sua casa ou seu estabelecimento tem rede elétrica 110V?

Lembrando que o ar-condicionado 110V realmente existe, mas é mais difícil de encontrar. As opções de aparelho de climatização mais comuns no mercado têm voltagem 220V.

Sendo assim, será tem algum risco usar ar-condicionado 220V em rede elétrica 110V? Na verdade, não tem perigo de queimar ou estragar, mas sua eficiência será prejudicada.

Isso porque o aparelho vai estar recebendo uma tensão inferior à que ele foi projetado. Muitas vezes, o compressor do ar-condicionado nem mesmo chega a ser acionado quando está conectado à rede 110V.

Então, o que acontece é que o aparelho trabalha com capacidade reduzida e não faz a refrigeração adequada do ambiente. Por isso, não é recomendado usar ar-condicionado 220V em rede monofásica.

Conclusão

Ao comprar um ar-condicionado 220V, o consumidor deve ficar muito atento ao tipo de rede elétrica do local.

Caso a tensão seja monofásica (110V), recomendamos solicitar alteração para a rede bifásica junto à concessionária de energia da região.

Tem também uma alternativa provisória, que é o uso do transformador para ar-condicionado, capaz de aumentar a tensão da rede elétrica. Porém, o consumo de energia pode aumentar também.

Veja agora: Qual eletrodoméstico gasta mais energia e dicas para usar na hora da compra!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
27 Comentários
  1. Livia disse:

    Olá, quero comprar um ar da LG, mas minha casa é 220V e no site diz que o aparelho é monofásico e 220V. Sou engenheira elétrica e não consigo entender como um produto pode ser monofásico e 220V. Entrei em contato com a parte técnica da LG que sempre me coloca em espera no telefone e logo em seguida derruba a ligação. Você conseguiria me esclarecer isso? Obrigada.

    • Letícia disse:

      Olá Livia, tudo bem?
      Os itens em 220V funcionam em rede elétrica bifásica. Pode nos encaminhar o nome ou link do produto que tens interesse para que possamos verificar se há algum erro de anúncio?
      Mas saliento, se há interesse no item 220V e sua residência é bifásica, você pode efetuar a compra do produto sem nenhum problema.

    • Reginaldo disse:

      Boa tarde
      Sou eletricista e entendo que um aparelho 220v monofásico funciona com uma fase 380v e um neutro!
      Como acontece na maioria dos shoppings aqui do Rio de Janeiro por exemplo!

  2. Joao Victor Borges disse:

    Comprei um ar condicionado da Consul 12000 Btus Frio 220V . No anuncio diz monofasico, como isso eh possivel? Gostaria de saber o quanto antes pois acabei de realizar a compra! Codigo: CBN12CBBNA

    • Letícia disse:

      Olá Joao Victor

      Equipamentos com capacidade de 12.000 Btus costumam utilizar compressores de 1.1/4 de HP que por sua vez são fornecidos monofásicos devido a baixa capacidade de consumo, não havendo a necessidade de motores trifásicos.

  3. Joao Victor disse:

    Comprei um ar condicionado da Consul 12000 Btus Frio 220V . No anuncio diz monofasico, como isso eh possivel? Gostaria de saber o quanto antes pois acabei de realizar a compra! Codigo: CBN12CBBNA

    • Letícia disse:

      Olá João Vitor
      Equipamentos com capacidade de 12.000 Btus costumam utilizar compressores de 1.1/4 de HP que por sua vez são fornecidos monofásicos devido a baixa capacidade de consumo, não havendo a necessidade de motores trifásicos.

  4. Lucia disse:

    Ola, quero trocar meu aparelho de parede 10000 btus da springer, por um split invert voice de 9000 btus Fiquei surpresa, ao telefonar para o SAC da LG e desobrir que os aparelhos sao monofasicos Mesmo sendo 220v , entao a potencia so vai ate 8000watts? e isso

  5. Jorge de Souza Francisco disse:

    Boa tarde, Existe a possibilidade de chavear a entrada de energia, de maneira que transforme de 220 para 110, como ocorre em alguns equipamentos, tipo compressores de ar que mostram como chavear a fonte.

    • Tamires Otta disse:

      Olá Jorge, tudo bem? Espero que sim!
      O ideal é contatar um técnico eletricista para uma informação mais concreta pois a alteração de voltagem pode danificar o produto.
      Espero ter ajudado! Equipe Dufrio

  6. Clovis Shiguer Matsumoto disse:

    Eu sei que esta dúvida é muito comum e já foi muito debatida, mas vou insistir: Se um equipamento condicionador de ar, diz que a sua alimentação é 220V MONOFÁSICO, eu consigo instalar uma rede 220V BIFÁSICO ( 2 x 110v + neutro)? Estou perguntando porque visitei recentemente Santa Catarina, e fui informado de que lá é 220V MONOFÁSICO (1 fase de 220V + neutro), então imaginei que um equipamento que diz que sua alimentação é 220V MONOFÁSICO, não seria possível ser instalado em um sistema de fases 220V BIFÁSICO. Minha residência em Campo Grande/MS é 220V BIFÁSICO, por isso o receio de adquirir um equipamento 220V dito MONOFÁSICO.
    Antecipo agradecimentos pela atenção. Clovis Campo Grande/MS

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Clovis tudo bem?

      O post sobre Ar condicionado 220V é monofásico ou bifásico não esclareceu sua dúvida?

      Att Equipe Dufrio!

  7. Marcio disse:

    O post de vocês é muito ruim, fala muito e não explica nada, as dúvidas que seguem é um sintoma disso, mas resumindo, se o aparelho for 220 ele pode ser ligado tanto em uma rede (Neutro + Fase = 220V) padrão em estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, quanto em uma rede (Fase + Fase = 220V) padrão em estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro. No fundo a informação colocada pelo fabricante só cria mais dúvidas, onde simplesmente dizer que é 220 já seria suficiente.

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Marcio

      Vamos buscar melhorar nossas informações contidas em nosso blog, agradeço pela crítica.

      Att Equipe Dufrio!

  8. Camila disse:

    Olá, Tamyris… Tenho a mesma dúvida do Clóvis, no post de vocês há a explicação é de que a rede monofásica é de no máximo 110v, mas vários anúncio do site dizem que a voltagem dos ares são 220v monofásico. É aí que está confundindo os consumidores… No meu caso a rede aqui de casa é 220v trifásica. É possível instalar o ar 220v monofásico ?

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Camila

      O ideal é verificar com um técnico eletricista especializado.
      Eles vão conseguir lhe auxiliar em sua dúvida, pois necessita averiguar sua rede elétrica.

      Att Equipe Dufrio!

  9. Nilson disse:

    Vamos lá. Não sou eletricista, mas esta questão é fácil de entender: Compre um aparelho 220v monofásico somente se na sua cidade a rede elétrica for 220v (caso de Curitiba, Nova Friburgo, Santa Catarina, etc.). Se na sua região a voltagem padrão for 110v (maioria absoluta das cidades brasileiras) não compre “monofásico”, pois não conseguirá ligar o aparelho na sua capacidade total (a não ser que use um trasnformador). Sendo 110v compre sempre um aparelho bifásico.

  10. Luiz Antonio disse:

    Esta muito bem respondido aqui https://www.youtube.com/watch?v=sFtWhuPscFA.

    O ar 220v funciona tanto com uma fase de 220v ou duas fases de 110v.

  11. Luciano Alves disse:

    O equipamento pode ser ligado na rede( monofásica 220V L- N ) ou ((bifásica 220 L1- L2 ) (127 raiz de três )) e para ligar numa rede monofásica 127v (F-N) precisa de um transformador de 127 para 220v e a potência do transformador maior que a do aparelho.
    De preferência colocar um disjuntor bipolar ou interruptor bipolar antes da entrada do trafo

  12. Marcos Rosa disse:

    Olá,

    Quero comprar aparelhos de ar condicionado Slip Inverter 220v, mas não encontro a informação se os aparelhos são bifásicos, nas especificações técnicas dos aparelhos. Como saber se um aparelho é bifásico? Preciso saber se os aparelhos são bifásicos, antes de comprar, pois preciso que os aparelhos sejam desse tipo.
    Pode me ajudar?
    Obrigado,

    • Olá Marcos, tudo bem?

      Como mencionado no texto, os aparelhos 220v são bifásicos. Você também consegue tirar suas dúvidas, no manual do produto em “download do manual”.

      Atenciosamente,
      Equipe Dufrio

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento