Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Ar-condicionado 220V é monofásico ou bifásico?

por Dufrio Refrigeração • 24/09/2020
Compartilhar:
Ar-condicionado

Ar-condicionado 220V é monofásico ou bifásico? De que forma este fator afeta o uso do aparelho?

A dúvida sobre este assunto é bem comum, principalmente porque envolve conceitos de elétrica que muitas pessoas desconhecem.

Por isso, neste artigo, vamos esclarecer se ar-condicionado 220V é monofásico ou bifásico e ajudar você a usá-lo de maneira bem informada. Acompanhe!

Qual a diferença entre monofásico e bifásico?

Antes de falar sobre as especificidades do ar-condicionado 220V, é importante entender o que significa rede monofásica e bifásica.

A rede monofásica é conectada ao transformador através de dois fios — um que possui tensão (fase) e um neutro. Ela comporta uma tensão elétrica máxima de 110V e até 8.000 watts de potência.

Já a rede bifásica é ligada por meio de três fios: dois fases e um neutro. Assim, a tensão elétrica pode ser 110V ou 220V, comportando uma potência total de 12.000 a 25.000 watts.

Há ainda a rede trifásica, que têm ligação de quatro fios — três fases e um neutro —, com tensão de 220V ou 380V e potência máxima de 75.000 watts. A rede trifásica existe apenas em algumas localidades específicas do país.

Ar-condicionado 220V é monofásico ou bifásico?

Após esclarecer a diferença entre os tipos de rede, podemos responder a esta dúvida tão frequente.

O ar-condicionado 220V é bifásico, já que este tipo de aparelho precisa ser conectado a uma rede que suporta uma tensão elétrica mínima de 220V. Mas ele também pode funcionar em redes trifásicas.

Para descobrir o tipo de fase da rede elétrica de sua residência ou estabelecimento, você pode consultar a concessionária de energia da região ou utilizar um multímetro/chave de teste.

Posso usar ar-condicionado 220V em rede monofásica?

Agora você já sabe que o ar-condicionado 220V é bifásico. Mas o que fazer se a sua casa ou seu estabelecimento tem rede elétrica 110V?

Lembrando que o ar-condicionado 110V realmente existe, mas é mais difícil de encontrar. As opções de aparelho de climatização mais comuns no mercado têm voltagem 220V.

Sendo assim, será tem algum risco usar ar-condicionado 220V em rede elétrica 110V? Na verdade, não tem perigo de queimar ou estragar, mas sua eficiência será prejudicada.

Isso porque o aparelho vai estar recebendo uma tensão inferior à que ele foi projetado. Muitas vezes, o compressor do ar-condicionado nem mesmo chega a ser acionado quando está conectado à rede 110V.

Então, o que acontece é que o aparelho trabalha com capacidade reduzida e não faz a refrigeração adequada do ambiente. Por isso, não é recomendado usar ar-condicionado 220V em rede monofásica.

Conclusão

Ao comprar um ar-condicionado 220V, o consumidor deve ficar muito atento ao tipo de rede elétrica do local.

Caso a tensão seja monofásica (110V), recomendamos solicitar alteração para a rede bifásica junto à concessionária de energia da região.

Tem também uma alternativa provisória, que é o uso do transformador para ar-condicionado, capaz de aumentar a tensão da rede elétrica. Porém, o consumo de energia pode aumentar também.

Veja agora: Qual eletrodoméstico gasta mais energia e dicas para usar na hora da compra!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
23 Comentários
  1. Livia disse:

    Olá, quero comprar um ar da LG, mas minha casa é 220V e no site diz que o aparelho é monofásico e 220V. Sou engenheira elétrica e não consigo entender como um produto pode ser monofásico e 220V. Entrei em contato com a parte técnica da LG que sempre me coloca em espera no telefone e logo em seguida derruba a ligação. Você conseguiria me esclarecer isso? Obrigada.

    • Letícia disse:

      Olá Livia, tudo bem?
      Os itens em 220V funcionam em rede elétrica bifásica. Pode nos encaminhar o nome ou link do produto que tens interesse para que possamos verificar se há algum erro de anúncio?
      Mas saliento, se há interesse no item 220V e sua residência é bifásica, você pode efetuar a compra do produto sem nenhum problema.

  2. Joao Victor Borges disse:

    Comprei um ar condicionado da Consul 12000 Btus Frio 220V . No anuncio diz monofasico, como isso eh possivel? Gostaria de saber o quanto antes pois acabei de realizar a compra! Codigo: CBN12CBBNA

    • Letícia disse:

      Olá Joao Victor

      Equipamentos com capacidade de 12.000 Btus costumam utilizar compressores de 1.1/4 de HP que por sua vez são fornecidos monofásicos devido a baixa capacidade de consumo, não havendo a necessidade de motores trifásicos.

  3. Joao Victor disse:

    Comprei um ar condicionado da Consul 12000 Btus Frio 220V . No anuncio diz monofasico, como isso eh possivel? Gostaria de saber o quanto antes pois acabei de realizar a compra! Codigo: CBN12CBBNA

    • Letícia disse:

      Olá João Vitor
      Equipamentos com capacidade de 12.000 Btus costumam utilizar compressores de 1.1/4 de HP que por sua vez são fornecidos monofásicos devido a baixa capacidade de consumo, não havendo a necessidade de motores trifásicos.

  4. Lucia disse:

    Ola, quero trocar meu aparelho de parede 10000 btus da springer, por um split invert voice de 9000 btus Fiquei surpresa, ao telefonar para o SAC da LG e desobrir que os aparelhos sao monofasicos Mesmo sendo 220v , entao a potencia so vai ate 8000watts? e isso

  5. Jorge de Souza Francisco disse:

    Boa tarde, Existe a possibilidade de chavear a entrada de energia, de maneira que transforme de 220 para 110, como ocorre em alguns equipamentos, tipo compressores de ar que mostram como chavear a fonte.

    • Tamires Otta disse:

      Olá Jorge, tudo bem? Espero que sim!
      O ideal é contatar um técnico eletricista para uma informação mais concreta pois a alteração de voltagem pode danificar o produto.
      Espero ter ajudado! Equipe Dufrio

  6. Clovis Shiguer Matsumoto disse:

    Eu sei que esta dúvida é muito comum e já foi muito debatida, mas vou insistir: Se um equipamento condicionador de ar, diz que a sua alimentação é 220V MONOFÁSICO, eu consigo instalar uma rede 220V BIFÁSICO ( 2 x 110v + neutro)? Estou perguntando porque visitei recentemente Santa Catarina, e fui informado de que lá é 220V MONOFÁSICO (1 fase de 220V + neutro), então imaginei que um equipamento que diz que sua alimentação é 220V MONOFÁSICO, não seria possível ser instalado em um sistema de fases 220V BIFÁSICO. Minha residência em Campo Grande/MS é 220V BIFÁSICO, por isso o receio de adquirir um equipamento 220V dito MONOFÁSICO.
    Antecipo agradecimentos pela atenção. Clovis Campo Grande/MS

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Clovis tudo bem?

      O post sobre Ar condicionado 220V é monofásico ou bifásico não esclareceu sua dúvida?

      Att Equipe Dufrio!

  7. Marcio disse:

    O post de vocês é muito ruim, fala muito e não explica nada, as dúvidas que seguem é um sintoma disso, mas resumindo, se o aparelho for 220 ele pode ser ligado tanto em uma rede (Neutro + Fase = 220V) padrão em estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, quanto em uma rede (Fase + Fase = 220V) padrão em estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro. No fundo a informação colocada pelo fabricante só cria mais dúvidas, onde simplesmente dizer que é 220 já seria suficiente.

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Marcio

      Vamos buscar melhorar nossas informações contidas em nosso blog, agradeço pela crítica.

      Att Equipe Dufrio!

  8. Camila disse:

    Olá, Tamyris… Tenho a mesma dúvida do Clóvis, no post de vocês há a explicação é de que a rede monofásica é de no máximo 110v, mas vários anúncio do site dizem que a voltagem dos ares são 220v monofásico. É aí que está confundindo os consumidores… No meu caso a rede aqui de casa é 220v trifásica. É possível instalar o ar 220v monofásico ?

    • Tamyris Lara disse:

      Olá, Camila

      O ideal é verificar com um técnico eletricista especializado.
      Eles vão conseguir lhe auxiliar em sua dúvida, pois necessita averiguar sua rede elétrica.

      Att Equipe Dufrio!

  9. Nilson disse:

    Vamos lá. Não sou eletricista, mas esta questão é fácil de entender: Compre um aparelho 220v monofásico somente se na sua cidade a rede elétrica for 220v (caso de Curitiba, Nova Friburgo, Santa Catarina, etc.). Se na sua região a voltagem padrão for 110v (maioria absoluta das cidades brasileiras) não compre “monofásico”, pois não conseguirá ligar o aparelho na sua capacidade total (a não ser que use um trasnformador). Sendo 110v compre sempre um aparelho bifásico.

  10. Luiz Antonio disse:

    Esta muito bem respondido aqui https://www.youtube.com/watch?v=sFtWhuPscFA.

    O ar 220v funciona tanto com uma fase de 220v ou duas fases de 110v.

Deixe um comentário ou sua dúvida

CAPTCHA


Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento