Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Sistema de Ar condicionado VRF x Maresia! Regiões costeiras ou litorâneas.

por Dufrio Refrigeração • 10/10/2016
Compartilhar:

A crescente população nas cidades litorâneas e o calor excessivo, leva os consumidores a adquirirem cada vez mais equipamentos de Ar Condicionado procurando fugir do calor. Mas, geralmente apesar do cobre e alumínio, principais componentes dos tubos e aletados das condensadoras, serem bastante resistentes à corrosão, quando expostos ao ar e condições adversas, a resistência desses metais pode não ser a mesma, levando os equipamentos sofrerem com o fenômeno da maresia, que nada mais é que o transporte pela atuação do vento e outros fatores ambientais, das partículas da água do mar que não é pura, e acaba entrando em contato com objetos metálicos que são corroídos.

Equipamento VRF atacado pela maresia.

Equipamento VRF atacado pela maresia.

Quais as vantagens?

Quando falamos em prédios comerciais ou residenciais a beira mar, pensamos no sistema de ar condicionado VRF mas como  prevenir a ação da maresia sendo que o investimento é alto?

Pensando nisto, a LG desenvolveu o VRF Multi V IV ANTICORROSIVO.

Para oferecer uma durabilidade três vezes maior contra salinidade e nove vezes maior contra compostos ácidos. A serpentina recebeu uma camada extra de epóxi, além do filme hidrofílico normal. A camada de resina epóxi é facilmente percebida por conta da cor preta que a serpentina passa a ter. Além de ser uma resina mais resistente que a resina acrílica utilizada nas serpentinas douradas, é também duas vezes mais espessa, atingindo densidade média de 1,8µm. Além da serpentina, todos os demais componentes da máquina são protegidos: suportes de válvula, base, painéis, suportes do motor e painel de controle. Todos eles recebem dupla camada de pintura, conforme imagem abaixo. Por último, o motor do ventilador também tem proteção especial.

A medição da vida útil exata de uma condensadora tradicional em um ambiente de risco é uma tarefa bastante complexa. É preferível utilizar o histórico de durabilidade de outros aparelhos no local para se obter uma estimativa. Dessa forma, se as máquinas de outras instalações duraram, por exemplo, 5 anos antes de pararem de funcionar, a máquina anticorrosão irá ter uma vida útil esperada de 15 anos sob as mesmas condições.

Estrutura de proteção contra a maresia.

Exemplo de aplicação VRF em região litorânea.

Referências: 

http://partner.lge.com/br/portal/download/download/retrieveMarketingCollateralList.lge 

http://brasilescola.uol.com.br/quimica/maresia-corrosao-dos-metais.html

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
5 Comentários
  1. Gilberto Bezrra disse:

    preciso saber mais sobre os ar VRF X maresia tenho ambiente, corrosivo trabalhamos com fertilizante

  2. Gilberto Bezrra disse:

    Preciso de informação sobre os condicionadores de ar, para ambientes corrosivo (fabrica de fertilizantes), tamanho de 24000 Btus e 12000 Btus.

  3. alvaro pereira dias disse:

    Fui informado de que em um apartamento localizado a beira mar não deve ser instalado um aparelho tipo splint porque estes aparelhos possuem placa eletronica e são muito sensiveis a maresia. Fui aconselhado a instalar um tipo de parede que não possua tal tipo de placa. Tecnicamente procede tal informação ? Por favor me ajudem.
    obrigado

  4. daniel carajelescov disse:

    Quero saber qual o ar condicionado adequado para apartamento de praia. O que instalei durou apenas um ano. Trata-se de ar condicionado central de 30.000 ptus. Desejo saber o preço e sua vida útil, inclusive o preço de instalação já que todo o complemento – tubulação etc. já estão instalados.
    Aguardo informações. Obrigado.

    Daniel Carajelescov

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento